O “Lavar das mãos” de Pilatos.

 

 O “Lavar das mãos” de Pilatos.

www.pastorjosecosta.com.org

1 – Pilatos era o representante de Roma

Para que houvesse a condenação à morte de um judeu naquela época era necessária o veredito de uma autoridade Romana.

Portanto a decisão de condenação de um preso a pena capital só poderia ser executada com a presença e autorização de uma autoridade romana. Lembrado então pelas lideranças judaicas. (Jo 18. 30,31). Por estas razões é que Jesus foi levado a presença de Pilatos.

Toda a decisão estava nas mãos de Pilatos, este poder foi concedido por Roma a ele como interventor e governador da Judéia. Simplesmente ele lavou as mãos para fugir da responsabilidade que lhe era devida. Foi um ato de covardia diante do poder de decisão.

Pilatos transferiu o poder e direito da escolha para o povo. Atitude de omissão e fraqueza, própria dos covardes que fogem diante de decisões importantes.

2- O que Pilatos sugere com esta atitude de lavar as mãos? PILATOS

Não seria porventura de eximir de qualquer culpa de sua consciência já atormentada pelo sonho que sua esposa tivera na noite anterior com respeito a inocência de Jesus? Com isto ele transferiu toda e qualquer culpa da escolha ao povo. Se alguma coisa desse errado ele diria que era culpa do povo por sua escolha errada.

Um estudo mostrou que depois que as pessoas lavavam as mãos já não sentiam que tinham de justificar a sua escolha. Elas tinham lavado a compulsão para justificar a escolha que tinham feito.

Resumindo: era uma desculpa esfarrapada da sua covardia. Pilatos poderia fazer e não fez, quando podemos fazer o bem e não fazemos cometemos o pecado de omissão.

 ‘Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado”. Tiago 4:17

Os pesquisadores acrescentaram: “Não é justo que lavar as mãos contribui para a pureza moral, bem como a limpeza física.” O estudo mostrou que a lavagem também reduz a influência de comportamentos passados e decisões que não têm implicações morais de qualquer natureza.

3- Lavar as mãos significa absolvição de culpa

Pesquisas realizadas por estudiosos mostraram que o “lavar as mãos” tem uma ideia de a absolvição de culpa. A ideia de que é possível lavar os nossos pecados é profundamente enraizada em muitas culturas e religiões, incluindo o cristianismo.

4- As consequências da omissão e da péssima escolha.

A omissão de Pilatos que detinha o poder da escolha dado pelo Governo romano de soltar Jesus foi ignorada por Pilatos para ficar bem politicamente com os principais dos sacerdotes que representava os judeus; os mesmos persuadiram à multidão que pedisse a soltura de Barrabás condenado por motim e homicídio conforme relata Lucas no Cap. 23 vers.18,19.

5- Não transfira responsabilidade.2

Então Pilatos propõe uma outra solução, a libertação de um dos dois prisioneiros, o qual um era jesus e o outro era Barrabás, conhecido agitador e homicida, claro, que Barrabás foi o escolhido para ser livre. Pilatos lavou as mãos por ser covarde.

Pilatos transferiu a responsabilidade da morte de Jesus ao “lavar as mãos” e declarar que estava inocente do sangue do justo. O povo e a liderança deveriam considerar a sua atitude e que com este ato transferia a responsabilidade da morte do acusado ao povo (Mt. 27. 24).

Ainda que Pilatos fosse advertido por sua mulher sobre a inocência de Jesus concernente ao sonho que ela tivera durante a noite. Pilatos começou a se angustiar. Inquieto, ele lembrava-se do conselho de sua esposa Cláudia Prócula: “Não te envolvas no caso desse justo, porque muito sofri, hoje, em sonhos, por causa dele.” (Mt 27. 19). Mesmo assim ele se omitiu e contribuiu com sua decisão para a condenação de Jesus e a soltura de um Agitador e homicida chamado Barrabás.

Com sua péssima escolha as consequências logo viriam.

O sangue de inocentes judeus que mesmo não tendo participado deste injusto julgamento recaíram sobre eles, este fato ocorreu cerca de 40 anos depois quando Jerusalém foi assolada e o templo totalmente destruído no ano 70 pelo General romano Tito.

Guardadas as devidas proporções de comparação do “lavar de mãos” de Pilatos ao que está acontecendo no momento político do Brasil podemos observar que muitos dos cidadãos cristãos estão abstendo se do seu voto na escolha de seus governantes, transferindo o seu direito de voto para que outros escolham em seu lugar. Fato este registrado no pleito eleitoral do primeiro turno das eleições quando não compareceram para exercerem o direito de voto mais de 32 milhões de eleitores.

Muitos se abstiveram de comparecer a votação por acharem que nenhum candidato merecia o seu voto. Com esta atitude deixaram que outros votassem e escolhesse o candidato que você poderia ter escolhido, transferindo a responsabilidade da escolha a outros. É sem sombra de dúvida uma maneira de eximir se de responsabilidades erradas futuras é como se “lavasse as mãos” sobre isto e com este ato dizer que tudo que estaria acontecendo é culpa nossa e não deles.

“Lavar a mãos” é fechar os olhos a corrupção sistêmica ocorrida em governos da chamada esquerda socialista-comunista que roubou dinheiro das estatais do Brasil para transferir a regimes comprovadamente comunistas, países, repressor de seus povos. Países comunistas como a China, Coreia do Norte, Venezuela, Cuba, Nicarágua e outros mais aqui na América do Sul que perseguem os Cristãos.

“Lavar as mãos” agora é entregar os nossos filhos e netos as ideologias de gêneros contrárias aos ensinamentos do verdadeiro cristianismo. É abrir as portas para a total legalização do aborto e a descriminalização das Drogas. Não votando você dá o direito de escolher o seu candidato a outro, que pode não ser ao que se enquadra a sua visão de cristianismo.

“Lavar as mãos” é você entregar de graça o seu país, seus filhos, netos à ideologia Socialista-Comunista. Regime que não deu certo em nenhum lugar. Nestes países a religião é o Estado. São contra o capitalismo, no entanto seus líderes são abastados pelos bens do “capitalismo” são os governantes inescrupulosos que oprime o povo constantemente, eles estão ricos, mas seu povo vive na pobreza.

Saibam meus amados irmãos e cidadãos Brasileiros que sua ida as urnas de votação decidirão futuro cível da igreja como organização e organismo do corpo de Cristo aqui na terra.

Não que o atual governo não tenha cometidos erros e falhas, que o Presidente é rude nas palavras, fala palavrões eu também não concordo com isso. Agora em escolher um que fala e o que faz ou já fez, eu prefiro o que fala, mas não faz. Agora é hora da escolha racional e não das paixões política partidária. Saibam que sua escolha dependerá o bem-estar da família Cristã, o futuro dos nossos filhos e netos. Pense nisto!

 

                                                                       Pastor José Costa


 

Conversão

 É abandonar o pecado e aproximar-se de Deus

 “Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que os vossos pecados sejam apagados, e assim venham da presença do Senhor, tempos de refrigério” Atos dos Apóstolos 3:19.

 Jesus nos ensina que temos que ter a simplicidade e a inocência de uma criança, se quiser ir para o céu. O Arrependimento expressa muitas este sentimento de transgressão em quem já se encontra nos caminhos da justiça.

 “Na verdade, eu vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como criancinhas, de modo algum entrareis no reino do céu” Mateus 18:3.

 Simão, Pedro estava com Jesus, mas estava dando lugar ao diabo e precisava ainda se converter.

 “Mas eu orei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortaleça teus irmãos”, Lucas 22:32.

 A conversão está muito relacionada com o

arrependimento e fé e as vezes representa tanto

um como o outro ou ambos, no sentido de

englobar todas as atividades pelas quais o

homem abandona o pecado e se aproxima de

Deus.

 

“Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para

que os vossos pecados sejam apagados, e assim

venham da presença do Senhor, tempos de

refrigério; Atos dos Apóstolos 3:19,

 

“E a mão do Senhor era com eles; e um grande

número creu, e se converteu ao Senhor”.

 Atos dos Apóstolos 11:21.

 

Westmintser, define o arrependimento para a vida da seguinte maneira:

‘’Arrependimento para a vida é a graça salvadora,

qual o pecador sentindo verdadeiramente o seu

pecado e lançando mão da misericórdia de Deus

em Cristo, e sentindo tristeza pelo pecado e ódio

contra ele. O pecador deixa o seu mal caminho

e se aproxima de Deus, com o propósito de daí

em diante, ser obediente a Deus’’.

 

A conversão descreve o lado humano da

salvação, por exemplo; observa-se que um

pecador, bêbado notório, não bebe mais nem

joga, nem frequenta lugares suspeitos; ele odeia

as coisas que antes ele amava, e ama as

que outrora odiava.

 

Seus amigos dizem:

‘’Ele está convertido; mudou de vida’’.

Estas pessoas estão descrevendo o que aparece isto é o lado humano do fato, mas do lado divino. Diríamos que Deus perdoou o pecado do pecador e lhe deu um novo coração.

 

“Um novo coração também vos darei, e um novo espírito eu colocarei dentro de vós, e eu tirarei o coração de pedra da vossa carne, e vos darei um coração de carne”.

 E eu colocarei o meu espírito dentro de vós, e vos farei andar nos meus estatutos, e guardareis os meus juízos, e os fareis”. Ezequiel 36:26,27.

Pastor José Costa

GRATIDÃO A DEUS POR TUDO QUE ELE TEM FEITO POR NÓS

 


Temos agradecidos a Deus pelas benção recebidas?
Assista o video no youtube clicando aqui embaixo 

DEUS CUIDA DE VOCÊ EM TODO O TEMPO! NÃO DESISTA NUNCA

 

Jesus estará sempre ao teu lado, >ASSISTA O VIDEO CLICANDO AQUI< 

O SENHOR JESUS EXUGARÁ DOS TEUS OLHOS TODAS AS LAGRIMAS

Mensagem de conforto ao teu coração, a confiança que dias melhores virão.
 
Assista esta mensagem de fé e confiança. Deus vai transformar o teu pranto em gozo. 
Quer assistir o vídeo na integra no Youtube Clique aqui>https://www.youtube.com/watch?v=voS3CGqr1TI , você vai gostar.

A Cura da Depressão

                 A CURA DA DEPRESSÃO PELA FÉ
Assista  no meu canal no youtube clique aqui >https://www.youtube.com/watch?v=_cCrY8wL8yM
 

ESTOU CANSADO!

É muito difícil numa igreja os seus membros reconhecerem que você muitas vezes se encontra cansado e até esgotado física e psicologicamente; virou um tabu, e até inadmissível tal fato.
Muitos vê em você um Super Crente que não pode sentir-se esgotado e no seu limite.

Com vergonha, muitos reprime o choro, por que foram ensinados que, um homem de Deus não chora, e que chorar é sinal de fraqueza.

Se o próprio Jesus chorou, e angustiou-se. Se não vejamos em suas palavras:
João 11:35-Jesus chorou.
E, levando consigo a Pedro, Tiago e João, começou a sentir-se tomado de pavor e de angústia. E lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai. Marc 14:33-34

Causa espanto para alguns crentes você dizer:- “Estou esgotado”.

Vejamos que não é bem assim, pois veja as palavras de Davi, um homem segundo o coração de Deus:

Ó Senhor Deus, tem compaixão de mim,
Pois estou aflito!
Os meus olhos estão cansados
De tanto chorar;
Estou esgotado de corpo e alma.
A tristeza acabou
Com as minhas forças;
As lágrimas encurtam a minha vida.
Estou fraco por causa
Das minhas aflições;
Até os meus ossos estão se gastando (Sl 31:9. 10).

Primeiro - o que Davi fez foi pedir ajuda de Deus, pois ele estava aflito. (vs 9ª).

Segundo – Davi estava cansado no corpo e na alma (Mente).

Terceiro – Estava Fraco e choroso.

Paulo na sua carta aos Corintios diz:
Quem enfraquece, que também eu não enfraqueça?
(II Co 11:29ª).
Grandes homens de Deus sentiram, solidão, angustias e até profunda tristeza, vejamos os exemplos de Elias que cansou, deitou e dormiu, sentiu-se só, teve medo e fugiu.

I REIS 19:4-Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais. 5-Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. 6Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. 7-Voltou segunda vez o anjo do Senhor, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo. 8-Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
9-Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio à palavra do Senhor e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? 10-Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.
Da para imaginar um homem como Elias desistindo?No entanto era exatamente o que estava acontecendo com ele.

Veja as palavras de Jô também:
Sou inocente, mas não me importo com isso;
Estou cansado de viver. Jó 9:21

Estou cansado de viver.
Vou me desabafar e falar da amargura que tenho no coração. Jó 10:1

Será que um pastor não pode sentir o que Moisés sentiu quando ele expressa o que sente em suas palavras:
Eu sozinho não posso levar todo este povo, pois me é pesado demais. Se assim me tratas, mata-me de uma vez, eu te peço, se tenho achado favor aos teus olhos; e não me deixes ver a minha miséria”. (Números 11:14,15)
Suas palavras expressa, apenas um momento difícil que ele estava passando.
Mas Deus nem levou em conta estas palavras e até o animou dizendo:
‘Irá a minha presença contigo’.
Para os pastores que se encontra cansado ele Diz: ’ Aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos.
Até os jovens se cansam,
E os moços tropeçam e caem;
Mas os que confiam no Senhor
Recebem sempre novas forças.
Voam nas alturas como águias,
Correm e não perdem as forças,
Andam e não se cansam’. Isaias 40:29-31.

Aos irmãos angustiados ele diz:
‘Deus é nosso refugio e fortaleza, socorro bem presente na angustia’. (Salmos 46:1).

Aos cansados ele diz:- Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.Mateus 11:28

Se você tem vergonha de reconhecer que muitas vezes estás cansado, e que precisa de um período de descanso não se envergonhe, pois o Nosso Senhor Jesus também como homem, descansou e inclusive instituiu um dia na semana para descanso do homem.

Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou menos meio-dia quando Jesus, cansado da viagem, sentou-se perto do poço. João 4:6

Conclusão.

Meu amado irmão, saiba que existe muitas coisas belas em nossa breve e passageira vida nesta terra, além da mais importante que é a vida eterna. Mas enquanto estamos aqui aproveite a oportunidade para estar junto de pessoas amadas, como seus filhos, esposa e netos, além de desfrutar da amizade dos teus verdadeiros amigos.
Tendo o prazer de estar almoçando ou mesmo comendo uma pizza e ‘batendo um papo’ descontraído, desfrutando de sincera amizade.

Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia. E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento. II CO 4:16, 17.
 


                                                        Pr José Costa

Mais informações no Whatsapp